terça-feira, 5 de agosto de 2008

Treze objetivos de um Bruxo

1-Conheça a sí próprio.
2-Conheça sua arte.
3-Aprenda.
4-Aplique seus conhecimentos com sabedoria.
5-Atinja o equilíbrio.
6-Mantenha suas palavras em boa ordem.
7-Mantenha seus pensamentos em boa ordem.
8-Celebre a vida.
9-Sintonize-se com os ciclos da Terra.
10-Respire e alimente-se corretamente.
11-Exercite o corpo.
12-Medite.
13-Honre a Deusa e o Deus.

domingo, 3 de agosto de 2008

Harry Potter e a Ordem da Fênix





Harry Potter e a Ordem da Fênix é a adaptação cinematográfica do quinto livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling.
É dirigido por David Yates e o roteiro foi feito por Michael Goldenberg, substituindo Steve Kloves que trabalhou nos quatro primeiros filmes. A data do lançamento nos cinemas dos EUA foi dia 11 de julho de 2007( No Brasil o lançamento aconteceu no mesmo dia).

Sinopse

Em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, Harry chega para o quinto ano em Hogwarts, desta vez a coisa esta pior, metade dos Bruxos não acreditam em Harry e no diretor de Hogwarts, Albus Dumbledore. uma nova professora chega para atormentar os estudantes de Hogwarts, e com seus decretos, porem Harry esta dispoto a preparar seus colegas para tudo o que esta por vir, alem de ainda ter que ter que aprender a fechar sua mente com Severo Snape.

Elenco
Personagem
Actor
Personagens principais
Harry Potter
Daniel Radcliffe
[1]
Ronald Weasley
Rupert Grint
[2]
Hermione Granger
Emma Watson
[3]
Funcionários de Hogwarts
Minerva McGonagall
Maggie Smith
[4]
Rubeus Hagrid
Robbie Coltrane
[5]
Albus Dumbledore
Michael Gambon
[6]
Severus Snape
Alan Rickman
[7]
Dolores Umbridge
Imelda Staunton
[8]
Argus Filch
David Bradley
Filius Flitwick
Warwick Davis
Sibila Trelawney
Emma Thompson
[9]
Estudantes de Hogwarts
Ginny Weasley
Bonnie Wright
[10]
Cho Chang
Katie Leung
[11]
Padma Patil
Afshan Azad
[12]
Parvati Patil
Shefali Chowdhury
[12]
Dino Thomas
Alfred Enoch
[13]
Draco Malfoy
Tom Felton
[14]
Gregory Goyle
Joshua Herdman
[15]
Neville Longbottom
Matthew Lewis
[16]
Luna Lovegood
Evanna Lynch
[17]
Seamus Finnigan
Devon Murray
[18]
Fred Weasley
James Phelps
[19]
George Weasley
Oliver Phelps
[19]
Zacharias Smith
Nick Shim
[20]
Vincent Crabbe
Jamie Waylett
[19]
Ministério da Magia
Cornelius Fudge
Robert Hardy
Dawlish
Richard Leaf
[20]
Percy Weasley
Chris Rankin
[21]
Amelia Bones
Sian Thomas
[20]
Membros da Ordem da Fênix
Kingsley Shacklebolt
George Harris
[22]
Ninfadora Tonks
Natalia Tena
[17]
Aberforth Dumbledore
Jim McManus
[23]
Sirius Black
Gary Oldman
[24]
Remus Lupin
David Thewlis
[25]
Alastor "Olho-Tonto" Moody
Brendan Gleeson
Arthur Weasley
Mark Williams
Molly Weasley
Julie Walters
[26]
Voldemort e os seus Comensias da Morte
Belatriz Lestrange
Helena Bonham Carter
[4]
Lucius Malfoy
Jason Isaacs
Lord Voldemort/Tom Marvolo Riddle
Ralph Fiennes
[27]
Não humanos
Grope (voz)
Tony Maudsley
[28]
Agouro
Jason Piper
[4]
Magoriano
Michael Wildman
[29]
Trouxas(não-bruxos)
Peter Polkiss
Jason Boyd
[20]
Vernon Dursley
Richard Griffiths
[20]
Malcom (da turma de Dudley)
Richard Macklin
[20]
Dudley Dursley
Harry Melling
[20]
Petúnia Dursley
Fiona Shaw
[20]
Arabella Figg
Kathryn Hunter
[17]
Memória de Snape
O jovem Severo Snape
Alec Hopkins
[4]
O jovem Pedro Pettigrew
Charles Hughes
[20]
O jovem Tiago Potter
Robbie Jarvis
[22]
A jovem Lilían Potter
Susie Shinner
[30]
O jovem Remo Lupin
James Utechin
[4]
O jovem Sirius Black
James Walters
[4]
Fotos
Cedrico Diggory
Robert Pattinson

Curiosidades
Este foi o primeiro filme da saga de Harry Potter que não foi dublado em português de Portugal, somente legendado. Embora o filme não fosse dublado o video game oficial da série foi dublado em português
Harry Potter e a Ordem da Fênix ganhador do Prêmio National Movie Award nas categorias
Melhor Filme
Melhor Ator - Daniel Radcliffe
Melhor Atriz - Emma Watson

Harry Potter e o Cálice de Fogo



Harry Potter e o Cálice de Fogo é a adaptação do quarto livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling.
Antes do início das aulas, Arthur Weasley leva 4 de seus filhos e os amigos (Harry Potter e Hermione Granger) para assistir ao Torneio Mundial de Quadribol. Em meio as festividades pela vitória da Irlanda, surgem os Comensais da Morte e a Marca Negra de Voldemort, deixando todos bastante preocupados.
Chegando em Hogwarts, Harry e seus amigos recebem boas notícias: a escola sediará o Torneio Tribruxo, recebendo os alunos de Beauxbatons e Durmstrang, que ficarão hospedados durante o ano, para competir.
No entanto, apesar de ter apenas 14 anos, Harry é "escolhido" para representar Hogwarts, juntamente com Cedrico Diggory no Torneio Tribruxo, o que acaba causando uma desavença com seu amigo Rony Weasley.
Devido ao Baile de Inverno, que ocorre devido ao torneio, nossos amigos, que estão no início da adolescência, começam a perceber o sexo oposto, causando o aparecimento dos primeiros sinais de tensão entre Hermione e Rony.
Na última tarefa, Harry é transportado até um cemitério, onde Cedrico é assassinado com a maldição Avada Kedavra e Voldemort ressuscita utilizando o sangue de Harry.
Harry, milagrosamente, consegue escapar de Voldemort, pois suas varinhas são irmãs (ambas foram feitas com penas de Fawkes, a fênix de Alvo Dumbledore e, devido ao priori incantatem, uma anula o poder da outra.
Conseguindo retornar a Hogwarts, descobre que o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Alastor "Olho-Tonto" Moody, é na verdade Bartô Crouch Jr., um Comensal da Morte, que se infiltrou na escola usando a Poção Polissuco para tomar o lugar do verdadeiro Moody.
Harry é considerado o vencedor do Torneio Tribruxo e, no encerramento das aulas, Dumbledore faz um discurso pela memória de Cedrico

Trilha Sonora

Nota 1: A música 22 foi composta por Jarvis Cocker e Jason Buckle e as músicas 23 e 24 foram compostas por Jason Cocker. As três músicas foram interpretadas pela banda "As Esquisitonas", no Baile de Inverno.

Prêmios e Indicações
Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Direção de Arte.
Ganhou o BAFTA de Melhor Desenho de Produção, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Especiais.
Recebeu três indicações ao MTV Movie Awards, nas categorias de Melhor Herói (Daniel Radcliffe), Melhor Vilão (Ralph Fiennes) e Melhor Equipe (Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint).

Lançamentos

Cinema
Brasil: 25 de novembro de 2005
Portugal: 24 de novembro de 2005
Inglaterra: 18 de novembro de 2005
Estados Unidos: 18 de novembro de 2005

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban






Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban é a adaptação cinematográfica de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o terceiro livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling.
Produzido pelo estúdio Warner Bros. e dirigido por Alfonso Cuarón, foi lançado em 2004

História
Coisas estranhas começam a acontecer fora da escola, primeiro as chateações com seus tios trouxas fazem com que Harry Potter, pratique magia fora da escola, Harry após sair da casa de seus tios conhece o transporte dos bruxos o Nôitibus Andante, uma adaptação cômica dos ônibus ingleses para o mundo da magia, é então que Harry descobre que um perigoso assassino chamado Sirius Black, evadiu-se da prisão e pode estar atrás dele para matá-lo. Harry descobre então que o famoso assassino é acusado de ter traído seus pais e por causa dele, seus pais foram mortos.
Juntamente com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos, Harry Potter está em seu terceiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os assustadores guardas da prisão de Azkaban foram chamados para vigiar as entradas da escola, pois ao que tudo indica o principal avo de Sirius Black é Harry. O que acontecerá com Harry diante dessa ameaça?

Curiosidades

A produção
As gravações de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” começavam oficialmente em 17 de fevereiro, mas Daniel Radcliffe já havia gravado, alguns dias antes, as cenas em que chamava, acidentalmente, o Nôitibus Andante.
Este é o primeiro filme da série Harry Potter dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, pois Chris Columbus decidiu se afastar devido ao desgate provocado por realizar seguidamente filmes da série.
O convite para a direção do filme surpreendeu o próprio diretor Alfonso Cuarón, já que ele havia sido indicado ao Oscar de melhor roteiro original por “Y tu mamá también” (br: E sua mãe também) (onde dois adolescentes se relacionam com uma mulher mais velha). O produtor do filme, David Heyman, justificou: “Há uma conexão. Em E sua mãe também, Cuarón trabalhou com garotos no final da adolescência. Agora, vai trabalhar com garotos que estão entrando nessa fase”.
Comenta-se que existia uma cláusula no contrato do diretor Alfonso Cuarón que o proibia de falar palavrões no set de filmagens.
Steven Spielberg, que havia sido cotado para dirigir o primeiro filme da série, deixou claro que aceitaria dirigir Harry potter e o Prisioneiro de Azkaban, por acha-la uma história mais misteriosa e complexa, mas acabou não sendo chamado. Além dele, Kenneth Branagh ( que interpretou o Prof. Gilderoy Lockhart no segundo filme da série, Guillermo del Toro (que preferiu trabalhar na adaptação dos quadrinhos Hellboy), Mark Forster (que preferiu dirigir Em Busca da Terra do Nunca) e Collie Khouri estiveram cotados para dirigir o filme

Elenco
David Thewlis, que interpreta o Prof. Lupin, havia sido cotado para interpretar o Prof.Quirinus Quirrell em Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Ewan McGregor esteve cotado para interpretar o Prof. Remo Lupin.
A atriz Emma Thompson, aceitou interpretar a Professora Sibila Trelawney por causa de sua filha de quatro anos, Gaia. Além disso, ela já foi casada Kenneth Branagh, o Prof. Gilderoy Lockhart de Harry Potter e a Câmara Secreta.
Devido a morte de Richard Harris, o Prof. Dumbledore passou a ser interpretado por Michael Gambon; Christopher Lee e Ian McKellen também estiveram cotados para interpretar o personagem.
Ian McKellen declinou do papel de Dumbledore, após interpretar Gandalf, em O Senhor dos Anéis. Ele dise:”Eu tive problemas suficientes ao viver uma lenda. Duas seria esperar demais."
Na cena em que Lupin (David Thewlis) liga um gramofone ao ensinar os alunos como lutar contra o bicho papão, pode-se ler Thewlis.
Artista
Personagens
Daniel Radcliffe
Harry Potter
Emma Watson
Hermione Granger
Rupert Grint
Ronald Weasley
Michael Gambon
Alvo Dumbledore
Maggie Smith
Minerva McGonagall
Alan Rickman
Severo Snape
Robbie Coltrane
Rúbeo Hagrid
Mark Williams
Arthur Weasley
Julie Walters
Molly Weasley
Chris Rankin
Percy Weasley
Bonnie Wright
Gina Weasley
James Phelps
Fred Weasley
Oliver Phelps
Jorge Weasley
Richard Griffiths
Válter Dursley
Fiona Shaw
Petúnia Dursley
Harry Melling
Duda Dursley
Emma Thompson
Sibila Trelawney
David Bradley
Argo Filch
Geraldine Somerville
Lílian Potter
Adrian Rawlins
Tiago Potter
David Thewlis
Remo Lupin
Timothy Spall
Pedro Pettigrew
Robert Hardy
Cornélio Fudge
Matthew Lewis
Neville Longbottom
Tom Felton
Draco Malfoy
Jamie Waylett
Vincent Crabbe
Joshua Herdman
Gregório Goyle
Devon Murray
Simas Finnigan
Alfred Enoch
Dino Thomas
Sitara Shah
Parvati Patil
Genevieve Gaunt
Padma Patil
Jennifer Smith
Lilá Brown
Julie Christie
Madame Rosmerta
Dawn French
Mulher Gorda
Paul Whitehouse
Sir Cadogan
Pam Ferris
Guida Dursley

Gravações
A equipe de efeitos especiais demorou seis meses para criar o visual definitivo dos Dementadores.
O ilusionista Paul Kieve trabalhou como consultor no filme, tendo ensinado pequenos truques para vários integrantes do elenco, sendo o primeiro ilusionista a prestar consultoria num filme. Ele e o diretor Alfonso Cuarón fazem uma pequena aparição na cena do Três Vassouras.
Na cena em que Harry se aproxima de Bicuço, o animal está defecando: isto não costuma ser mostrado nos filmes, principalmente porque o personagem foi feito por computação gráfica.
As tatuagens de Sirius Black foram baseadas em gangs das prisões russas e indicam que a pessoa que deve ser temida e respeitada.
Quando aparece o Mapa do Maroto pela primeira vez, ele mostra Newt Scamander, escritor do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, mesmo ele não sendo professor em Hogwarts.
Um incêndio, próximo ao viaduto de Glenfinnan, na Escócia, atrasou as gravações das cenas do Expresso de Hogwarts.
Quando Harry ganha o Mapa do Maroto dos gêmeos de Weasley, o nome "Moony” (Aluado, que é o apelido de Lupin na versão brasileira) está escrito como "Mooney": não é um erro, mas um gracejo com o Supervisor dos Efeitos do Visuais, Karl Mooney.
A música que o coro canta no Salão Principal ("Double, Double; Toil and Trouble...") veio da peça Macbeth, na qual é usada por três bruxas para amaldiçoar o futuro Rei da Escócia. Comenta-se que William Shakespeare pediu o feitiço para bruxas de verdade e, por isso, "dá azar" interpretar Macbeth no teatro.
Numa fonte próxima a entrada de Hogwarts, existem várias estátuas de águias comendo serpentes: esta é uma referência que Alfonso Cuarón faz à imagem que aparece na bandeira do seu país, o México.
Para familiarizar-se com os três atores principais, o diretor pediu que cada um deles escrevesse uma redação, em primeira pessoa, sobre seus personagens:
Emma Watson, agindo como Hermione, escreveu 16 páginas.
Daniel Radcliffe escreveu somente uma página.
Rupert Grint esqueceu de fazer a redação.

Prêmios e indicações
Recebeu duas indicações ao Oscar: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora.
Recebeu quatro indicações ao BAFTA: Melhor Filme Britânico, Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Desenho de Produção.

Harry Potter e a Câmara Secreta






Harry Potter e a Câmara Secreta (ou Câmara dos Segredos, na tradução de Portugal), é o segundo livro da série Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. Nele é narrado o segundo ano de Harry na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, quando o jovem bruxo, então com doze anos, é suspeito de ter aberto a Câmara Secreta, onde, segundo uma lenda, esconde-se um terrível monstro capaz de matar a todos os bruxos com Sangue-Ruim da escola. Na tradução do Brasil, algumas partes são cortadas.
De acordo com a lenda, Salazar Slytherin, o fundador da casa que leva seu nome e um dos quatro bruxos que fundou Hogwarts, teria construído uma Câmara Secreta onde escondeu o monstro, e somente seu herdeiro poderia reabri-la para que o animal pudesse continuar sua missão. A suspeita de Harry ser o herdeiro de Sonserina (e, consequentemente, de ser o responsável pela reabertura da Câmara) deve-se ao fato de Harry ser um ofidioglota, uma característica rara entre bruxos, que pertencia também a Sonserina, motivo pelo qual os alunos passaram a suspeitar de Potter (acreditavam que ele fosse o herdeiro por concluírem que, tendo ele essa característica, ela somente poderia ter sido herdada do antigo fundador).
O pai de Draco Malfoy, Lucio Malfoy, colocou um diário junto ás coisas de Gina Weasley, o Diário de Riddle. À medida que ela escreve no diário em branco, a tinta se apaga e surge uma nova frase escrita por Voldemort, uma resposta ao que ela escrevia. Isso a fez ser capturada por Voldemort e levada à Câmara Secreta. Correndo risco de morte, Harry entra na Câmara Secreta por uma passagem pelos canos ajudado por Rony Weasley e levando à força Gilderoy Lockhart e luta contra o basilisco para resgatar Gina.
Neste livro aparecem, pela primeira vez, a casa dos Weasley, o elfo doméstico Dobby, Lucio Malfoy (o pai de Draco Malfoy) e é feita uma pequena referência à prisão de Azkaban, muito importante no livro seguinte.

Dedicatória
Dedicatória de Harry Potter e a Câmara Secreta, escrita por J.K.Rowling.
Para Séan P.F. Harris,
motorista do carro de fuga
e amigo dos dias tempestuosos


Capítulos (br) / (pt)
Em Portugal - Editorial Presença
01 – O Pior Aniversário
02 - O Aviso de Dobby
03 - A Toca
04 - Na Borrões e Floreados
05 - O Salgueiro Zurzidor
06 - Gilderoy Lockhart
07 - Sangues de Lama e Murmúrios
08 - A Festa do Aniversário da Morte do Nick Quase-Sem-Cabeça
09 - O Aviso
10 - Uma Bludger Perigosa
11 - O Clube de Esgrima
12 - A Poção Polissuco
13 - Um Diário Muito Secreto
14 - Cornelius Fudge
15 - Aragog
16 - A Câmara Secreta
17 - O Herdeiro de Slytherin
18 - A Recompensa de Dobby
No Brasil - Editora Rocco
01 – O Pior Aniversário
02 - O Aviso de Dobby
03 - A Toca
04 - Na Floreios e Borrões
05 - O Salgueiro Lutador
06 - Gilderoy Lockhart
07 - Sangue Ruim e Vozes Invisíveis
08 - A Festa do Aniversário de Morte
09 - A Pichação na Parede
10 - O Balaço Errante
11 - O Clube dos Duelos
12 - A Poção Polissuco
13 - O Diário Secretíssimo
14 - Cornélio Fudge
15 - Aragogue
16 - A Câmara Secreta
17 - O Herdeiro de Sonserina
18 - A Recompensa de Dobby
Na Inglaterra - Bloomsbury Publishing Plc
01 – The Worst Birthday
02 - The Dobby's Advice
03 - The Burrow
04 - At Flourish and Blotts
05 - The Whomping Willow
06 - Gilderoy Lockhart
07 - Mudbloods and Invisible Voices
08 - The Birthday Party of Death
09 - The Writing on the Wall
10 - The Errant Bludger
11 - The Club of Duels
12 - The Polyjuice Potion
13 - The Very Secret Diary
14 - Cornelius Fudge
15 - Aragog
16 - The Chamber of Secrets
17 - The Heir of Slytherin
18 - The Dobby's reward

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal é o nome do primeiro livro da famosa série Harry Potter, escrito pela britânica J. K. Rowling.Enredo
A história começa com uma espécie de caos organizado no mundo, no qual, pessoas começam a sair caminhando pelas ruas com roupas estranhas, e, corujas não paravam de voar pelo céu, o que, esses dois factos viraram notícia nos jornais, televisão, e rádios. Porém, o que as pessoas não sabiam era que essas pessoas eram nada mais nada menos que bruxos e bruxas, festejando a queda de um grande bruxo das trevas, Lord Voldemort, e, as corujas, eram usadas para levar cartas de um bruxo para o outro.
Enquanto isso, a família Dursley é perseguida por um gato, que, na verdade, é Minerva McGonagall, professora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que os observava transformada em gato, para saber se Harry Potter, um bebé de apenas um ano que seria deixado na porta daquela casa naquela noite, viveria bem.
Harry Potter, era, filho da irmã da mulher do Sr. Dursley, que, morreu aquela noite, junto com seu marido, e, por isso que a criança seria deixada com os Dursley, seus tios, pois eram simplesmente os únicos parentes vivos de Harry.
Dez anos de passam, e, Harry cresce sendo tratado como um lixo em casa, embora ele nunca soubesse o por quê.
Porém, poucos dias antes de seu aniversário de onze anos, o Harry recebe a sua primeira carta, de Hogwarts, que, ele nem chega a ler, pois é queimada pelo seu tio, que, mais tarde, tranca a passagem do correio. Mas, a carta começa a multiplicar-se, aparecendo das maneiras mais estranhas, como, dentro dos ovos, e os seus tios tornam a queimá-las. Até que, num Domingo, milhares e milhares de cartas aparecem disparadas pela lareira, fazendo a casa virar um caos. Ainda sem desistir, os seus tios, o seu primo, e eles mudam-se para uma casa de pedra, num rochedo, bem longe da civilização, onde, não havia como ser entregue cartas a eles. Mas, na noite de aniversário de Harry, ele é visitado por Rúbeo Hagrid, guarda das chaves de Hogwarts, que conta toda a verdade: de que Harry era um feiticeiro, assim como seus pais, que haviam sido assassinados por Voldemort, e não morrido em um acidente de carro, como os Dursley haviam o dito, e que, a cicatriz que Harry tinha na testa, não era do acidente de carro, mas, de uma tentativa de assassinato, que teria destruido Voldemort, e, por essa razão, Harry Potter era famoso no mundo dos feiticeiros.
O Harry, então, parte para seu primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria, onde, conhece Ronald Weasley e Hermione Granger, que se tornariam seus melhores amigos, e, estudando e jogando na equipa de Quidditch casa de Gryffindor.
Após um tempo na escola, o trio perde-se nas escadas da escola, e, acaba indo parar no terceiro andar da escola, que era proibido, onde há um gigante cão de três cabeças, que, mais tarde eles descobririam estar guardando a Pedra Filosofal, uma pedra poderosa feita por Nicolas Flamel contendo um elixir da vida, que torna quem o toma imortal.
Após ocasiões estranhas (como na noite de Hallowe'en, onde um Gigante Montanhês Adulto é solto na escola, enquanto o Prof. Severus Snape, fica estranhamente ausente no banquete da escola), os três passam a suspeitar de que Professor de Poções está a tentar roubar a pedra. Por isso,numa noite próxima ao fim do ano, eles decidem impedir que Snape roube a pedra, voltando ao terceito andar, e, passando por perigos feitos para guardá-la, como: O cão de três cabeças, que fica em cima de um alçapão, que leva a uma planta mortífera, o visgo do diabo (Devil Snare); Voar numa vassoura para pegar uma (em centenas) chave para abrir uma porta, que leva a um jogo de Xadrez bruxo; E, por último, um desafio sobre qual poção deveriam tomar, para prosseguir.
Ron fica inconsciente no jogo de Xadrez bruxo, e Hermione fica para buscar ajuda, ajudando Harry a passar pelo último desafio antes, que prossegue, chegando ao local aonde estaria a Pedra Filosofal. Mas, descobre que quem estava tentando pegar a pedra, não era Snape, mas o Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Quirrell, que, carregava a única coisa que sobrou de Voldemort debaixo de um turbante. Voldemort, tenta destruir o Harry novamente, mas, fracassa denovo, fazendo com que Quirrell morresse, e o bruxo das trevas ter que se esconder novamente.
Ron, Hermione e Harry voltam a salvo para a escola, e a Pedra Filosofal, é destruída por Albus Dumbledore, diretor de Hogwarts, e Nicolas Flamel.

Capítulos
Em Portugal - Editorial Presença
01 - O Rapaz que Sobreviveu
02 - O Vidro Desaparecido
03 - As Cartas de Ninguém
04 - O Guarda das Chaves
05 - Ruela diagonal
06 - A Viagem da Plantaforma Nove e Três Quartos
07 - O Chapéu Seleccionador
08 - O Professor de Poções
09 - O Duelo da Meia- Noite
10 - Hallowe'en
11 - Quidditch
12 - O Espelho dos Invisíveis
13 - Nicolas Flamel
14 - Norbert, o Dragão Norueguês
15 - A Floresta Proibida
16 - Pelo Alçapão
17 - O Homem com duas caras
No Brasil - Editora Rocco
01 - O Menino que Sobreviveu
02 - O Vidro que Sumiu
03 - As Cartas de Ninguém
04 - O Guardião das Chaves
05 - O Beco Diagonal
06 - O Embarque na Plataforma Nove e Meia
07 - O Chapéu Seletor
08 - O Mestre das Poções
09 - O Duelo à Meia Noite
10 - O Dia das Bruxas
11 - Quadribol
12 - O Espelho de Ojesed
13 - Nicolau Flamel
14 - Norberto, o Dragão Norueguês
15 - A Floresta Proibida
16 - No Alçapão
17 - O Homem de Duas Caras
Na Inglaterra - Bloomsbury Publishing Plc
01 - The Boy Who Lived
02 - The vanishing glass
03 - The Letters from No one
04 - The Keeper of the Keys
05 - Diagon Alley
06 - The journey from platform nine and three-quarters
07 - The Sorting Hat
08 - The Potions master
09 - The Midnight duel
10 - Hallowe'en
11 - Quidditch
12 - The mirror of Erised
13 - Nicolas Flamel
14 - Norbert, The Norwegian Ridgeback
15 - The Forbidden Forest
16 - through the trapdoor
17 - The Man with two faces


O Filme
Em 2001, foi lançado o filme de Harry Potter e a Pedra Filosofal, aumentando o número de fãs da série, e, sendo um grande sucesso de bilheteria, garantindo o filme de seu sucessor, Harry Potter e a Câmara dos Segredos.
Apenas para o primeiro filme, com a série ainda nem tão conhecida como é hoje em dia, cerca de 8 diretores queriam dirigir o filme, entre eles, Steven Spielberg, e, cerca de 16.000 garotos fizeram os testes para o papel principal, sendo, Daniel Radcliffe o ganhador do papel, e Chris Columbus o diretor.
Cenas Cortadas
Porém, no filme, foram cortadas algumas cenas, cujo, alegaram terem sido cortadas para que o filme não ficasse longo demais, sendo, no fim, cerca de 152 minutos de filme.
Mas, J.K. Rowling afirma que, Chris Columbus é "fiel ao livro", e, diferente de alguns de seus sucessores, o filme de Harry Potter e a Pedra Filosofal, mesmo com cenas cortadas, continuou seguindo o roteiro do livro, sem distorcer detalhes importantes para a história, ou até mesmo para a série.
Dentre as cenas cortadas, estavam, a cena em que Minerva McGonagall, em forma de gato, observa os Dursley; os bruxos andando no meio do mundo dos trouxas (quem não é bruxo); e o último desafio para chegar até a Pedra Filosofal.

sábado, 2 de agosto de 2008

Os livros da magia


Para quem acha que Harry Potter é o único menino bruxo com uma coruja, é melhor conhecer Tim Hunter, personagem dos gibis criado anos antes de Harry aparecer. Um garoto inglês de doze anos que pode tornar-se o mago mais poderoso do mundo.Em Livros da Magia, sua primeira aventura acompanhamos a sua viagem pelo passado, presente e futuro de seu universo, onde se encontra com mágicos, fadas, deuses e uma infinidade de criaturas sempre acompanhado pelos misteriosos magos que desejam prevenir que eles se torne um terrível vilão e detone com todos os outros bruxos .Voldemort e Harry em um só personagem !!Coincidência ou não, a descrição acima aplica-se tanto a Tim Hunter, personagem de Neil Gaiman surgido em Os Livros da Magia, cuja publicação original data de 1990, como o Harry Potter, criação da escritora inglesa J.K.Rowling e cujo primeiro livro foi publicado em 1997. Os Livros da Magia, rendeu a Neil Gaiman o Eisner Award de melhor roteirista em 1992, e foi publicado no Brasil pela editora Abril Jovem.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Harry Potter série continuação 2

Críticas e louvor
Críticas literárias

Cedo em sua história, Harry Potter recebeu muitas críticas positivas, que ajudaram a aumentar rapidamente o número de leitores da série. Seguindo o lançamento de Ordem da Fênix em 2003, entretanto, os livros receberam fontes críticas de autores e acadêmicos reconhecidos. A crítica A. S. Byatt escreveu um editorial no jornal The New York Times onde dizia que a série era "Uma colcha de retalhos inteligente de idéias recolhidas de todo o tipos de literatura infantil [...], escrita para pessoas cuja imaginação está confinada aos desenhos animados da TV, e aos exagerados [...] mundos-espelho das novelas, reality shows e fofoca de celebridades". Byatt afirma que a aceitação pelos leitores desta "manipulação derivativa de ideias anteriores" nos adultos provem do desejo de regressar aos seus "próprios desejos e esperanças infantis" e nos jovens, "o poderoso apelo da fantasia de escape e engrandecimento, combinados com o facto das histórias serem agradáveis, engraçadas, e assustadoras o bastante". O resultado final seriam "estudos culturais, que se interessam tanto com o exito e popularidade como com o mérito literário." [42]
O crítico literário Harold Bloom também atacou o valor literário de Potter, dizendo que a "Mente de Rowling é tão governada por clichês e metáforas mortas que ela não tem estilo de escrita" Além disso, Bloom discorda com a noção comum de que Harry Potter foi algo bom para a literatura por encorajar as crianças a ler. [43]
Charles Taylor, da revista eletrônica Salon.com, rebate críticas como a de Byatt. Mesmo admitindo que Byatt pode ter "Uma opinião cultural válida — uma pequena opinião — sobre os impulsos que nos levam a reafirmar o lixo pop e nos afastam das incômodas complexidades da arte", ele rejeita sua afirmação que a série não apresenta méritos literários sérios, alcançando seu sucesso devido somente ao retorno à segurança da infância que ela oferece. Taylor enfatizou o progressivo tom negro dos livros, mostrado pelo assassinato de um colega e amigo próximo e resultando em feridas psicológicas e isolação social. Taylor também apontou que Harry Potter e a Pedra Filosofal, que muitos dizem ser o livro mais leve dos seis publicados, perturba a segurança da infância que, segundo Byatt, impulsiona o sucesso da série: o livro começa com um duplo assassinato, por exemplo. Taylor cita a "Cena devastadora na qual Harry encontra um espelho que revela o mais verdadeiro desejo do coração e, olhando para ele, vê a si próprio feliz e sorrindo com os pais que ele nunca conheceu, uma visão que dura somente enquanto ele olha para o espelho, e uma metáfora de o quão passageiros são os nossos momentos de verdadeira felicidade", então pergunta se "essa é a ideia de segurança de Byatt?". Taylor conclui que o sucesso de Rowling entre crianças e adultos é "porque J.K. Rowling é uma mestra da narrativa." [44]
Stephen King concordou com Taylor chamando a série de "Um feito do qual somente uma imaginação superior é capaz", e declarando que o humor de Rowling é "memorável". Porém, ele escreveu que, apesar de a história ser boa, ele está "Um pouco cansado em descobrir que Harry vive na casa com seus horríveis tios", o formulaico início de cada um dos seis livros publicados até agora. [16] Ele prediz, ainda, que Harry Potter "Passará pelo teste de tempo e irá para uma prateleira onde somenteos melhores são mantidos [...]. Essa é uma série não só para uma década, mas para eras".

Prêmios e honras

J.K. Rowling e a série de livros Harry Potter têm recebido inúmeros prêmios desde a publicação de Pedra Filosofal, incluindo quatro prêmios Whitaker Platinum Book Awards (todos em 2001), três prêmios Nestlé Smarties Book Prize (1997-1999), dois Scottish Arts Council Book Awards (1999 e 2001) e o WHSmith book of the year (2006), dentre outros. Em 2000, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi indicado como Melhor Romance no Hugo Awards enquanto Cálice de Fogo ganhou esse prêmio no ano seguinte. As honras recebidas incluem uma indicação ao prêmio Carnegie Medal (1997), uma pré-indicação no Guardian Children's Award (1998) e inclusão em numerosas listagens de livros notáveis, Escolha dos editores, e listas de melhores livros, da American Library Association, The New York Times, Chicago Public Library e Publishers Weekly. Recebeu três indicações ao Oscar, mas não ganhou nenhuma. [45]

Sucesso comercial

A enorme popularidade da série Harry Potter traduziu-se num substancial sucesso financeiro para Rowling, suas editora e outros proprietários de licenças relacionadas a Harry Potter. Os livros venderam mais de 300 milhões de cópias no mundo todo e também deram origem a adaptações cinematográficas muito populares, produzidas pela Warner Bros, sendo a primeira, Harry Potter e a Pedra Filosofal, o número quatro no ranking de filmes de maior bilheteria de todos os tempos, com as outras três entre os 25 primeiros lugares. [46]
Os livros foram tranformados em cinco vídeo games e, incluindo os jogos e filmes, deram origem a mais de 400 produtos adicionais de Harry Potter (incluindo um iPod), que fizeram, em Julho de 2005, a marca Harry Potter ser estimada em 4 bilhões de dólares e J. K. Rowling uma bilionária em termos de dólares americanos, tornando-a, segundo alguns, mais rica que a Rainha Elizabeth II. [47] [48]

O futuro

Há mais dois filmes de Harry Potter para serem lançados. O mais recente, A Ordem da Fênix, foi lançado nos cinemas em 11 de Julho de 2007. [49]
Em 4 de Agosto de 2006, Box Office Mojo divulgou que a sexta adaptação, Enigma do Príncipe, poderia ser lançado em 21 de Novembro de 2008. A data foi confirmada pela Warner Bros.[35]
Em 21 de Julho de 2007 foi lançado o último livro "Harry Potter and the Deathly Hallows", contando o desfecho da saga.
Rowling também declarou que o último capítulo do sétimo livro foi escrito antes da composição do terceiro livro. De acordo com ela, a última palavra do livro atualmente é "bem". [50]
Em Junho de 2006, Rowling, anunciou no talk show britânico Richard & Judy que o capítulo fora modificado, e que um personagem "teve uma segunda chance" e dois outros que anteriormente sobreviveriam foram, afinal, mortos. Ela também disse que podia ver a lógica em matar Harry para evitar que outros escritores escrevessem sobre a vida de Harry após Hogwarts. [51]
Quanto a existência de outros livros de Harry Potter além do sétimo, Rowling disse que ela talvez escreva um oitavo livro algum dia, mas que ele não continuará a vida de Harry e seus amigos. Se ela escrever mais um livro, será uma espécie de enciclopédia sobre o mundo dos bruxos, contendo idéias e fragmentos de informação que não foram relevantes o suficiente para entrar na trama dos livros [52], ou um oitavo livro com outro protagonista no papel central, pois a autora acredita que já contou a história de Harry Potter. [53], Ela também disse que não irá escrever qualquer tipo de prequela para seus livros, quando a série acabar, toda a história anterior necessária terá sido revelada. [54]


A série Harry Potter

Após o título de cada livro, segue a data de publicação original, na Grã-Bretanha.
Harry Potter e a Pedra Filosofal (26 de Junho de 1997)
Harry Potter e a Câmara Secreta (2 de Julho de 1998) (Intitulado Harry Potter e a Câmara dos Segredos em Portugal)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (8 de Setembro de 1999)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (8 de Julho de 2000)
Harry Potter e a Ordem da Fênix (21 de Julho de 2003) (Intitulado Harry Potter e a Ordem da Fénix em Portugal)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (16 de Julho de 2005) (Intitulado Harry Potter e o Príncipe Misterioso em Portugal)
Harry Potter e as Relíquias da Morte (21 de julho de 2007) (Intitulado Harry Potter e os Talismãs da Morte em Portugal)

A série Harry Potter nos cinemas


Filme
Ano
Bilheteria
Harry Potter e a Pedra Filosofal
2001
976.5 Milhões
Harry Potter e a Câmara Secreta
2002
879.0 Milhőes
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
2004
794.4 Milhőes
Harry Potter e o Cálice de Fogo
2005
892.2 Milhőes
Harry Potter e a Ordem da Fênix
2007
937.0 Milhőes

Livros suplementares

Animais Fantásticos e Onde Habitam (2001) (Intitulado Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los em Portugal)
Quadribol Através dos Séculos (2001) (Intitulado Quidditch Através dos Tempos em Portugal)
The Tales of Beedle the Bard Traduzido para português, "Os Contos de Beedle, o Bardo"
O Destino de Harry Potter (2006)
O Manual do Bruxo - Um dicionário do mundo mágico de Harry Potter (2001)
O Mundo Mágico de Harry Potter (2001)

Harry Potter série (continuação)


Universo
A série Harry Potter, se passa no mundo em que vivemos, habitados por trouxas, pessoas sem poderes mágicos. Mas em um local reservado apenas aos bruxos, protegido da curiosidade trouxa, protegido por poderosos encantamentos e feitiços. A série conta a história de Harry Potter, um menino que teve os pais mortos por um bruxo das trevas, conhecido como Lord Voldemort, e passa a viver com os Dursley, seus tios trouxas. Aos 11 anos recebe uma carta falando de sua verdadeira identidade bruxa e sobre Hogwarts, a escola que é o principal cenário da série, onde Harry faz amizades verdadeiras, como Rony Weasley, Hermione Granger, Neville Longbotton, Simas Finnigan, Dinto Thomas, entre outros. Ainda passa por perigos, que visam restaurar a paz no colégio depois de eventos vertiginosos, como no livro "Harry Potter e a câmara secreta". Enfim, o principal cenário, tirando Gringotes, o banco dos bruxos, o beco diagonal, beco destinado á venda de livros, caldeirões, animais e produtos mágicos. Hogsmead, Um povoado próximo a Hogwarts, em que os estudantes geralmente vão nos feriados. É em Hogwarts que acontece a guerra final entre comensais da morte e Voldemort contra os estudantes e professores de Hogwarts, sem falar em Harry Potter é claro.


Origem e histórico de publicação


A livraria Ottakar's mudou seu nome para o lançamento de um livro da série.
Em 1990, J.K. Rowling estava num trem indo de Manchester para Londres quando a idéia para Harry simplesmente "apareceu" em sua cabeça. Rowling conta sobre a experiência em seu website: "Tenho escrito continuamente desde os seis anos de idade mas nunca estive tão excitada com uma idéia antes. [...] Eu simplesmente sentei e pensei, por quatro horas (trem atrasado), e todos os detalhes borbulharam em meu cérebro, e este garoto de óculos e cabelos pretos que não sabia que era um bruxo tornou-se mais e mais real para mim." [17] Naquela noite, a autora começou a escrever seu primeiro romance, Harry Potter e a Pedra Filosofal, e um plano que incluía os enredos de cada uma dos sete livros, além de muita informação biográfica e histórica sobre seus personagens e universo. [18]
Nos seis anos seguintes, que incluíram o nascimento de sua primeira filha, o divórcio de seu primeiro marido e uma mudança para Portugal, Rowling continuou a escrever Pedra Filosofal. [19]
Quando finalmente terminou o volume, em 1996, ela enviou-o a um agente literário e, depois oito editoras terem rejeitado o manuscrito, a Bloomsbury ofereceu a Rowling £ 3.000 adiantadas, e Pedra Filosofal foi publicado no ano seguinte. [20]
Apesar de Rowling declarar que não tinha nenhuma faixa etária em particular quando começou a escrever os livros de Harry Potter, suas editoras inicialmente direcionaram-nos a crianças com idade entre nove e onze anos. Às vésperas da publicação, as editoras pediram a Joanne Rowling que adotasse uma pseudônimo mais neutro em relação ao gênero, temendo que os meninos não se interessassem por um livro escrito por uma mulher. Ela escolheu usar J. K. Rowling (Joanne Kathleen Rowling), omitindo seu primeiro nome e usando o de sua avó com segundo nome. [21]
Após quase uma década da publicação do primeiro livro, Harry Potter alcançou muito sucesso em parte por causa de críticas positivas, estratégias de marketing de suas editoras, mas também pela propaganda boca-a-boca entre muitos leitores. As editoras de Rowling estiveram aptas a aumentar este fervor pelo lançamento rápido e sucessivo dos três primeiros livros, o que fez com que nem a excitação nem o interesse da audiência de Rowling caíssem. [22] A série também conquistou fãs adultos, fazendo com que, em muitos países, cada livro tivesse duas edições, com texto idêntico mas com capas diferentes, uma delas direcionada a crianças e a outra, a adultos. Começou então o sucesso.



Semelhanças entre Harry Potter e Os Livros da Magia


Cerca de dez anos depois do lançamento da primeira mini-série em quadrinhos Os Livros da Magia a escritora J.K. Rowling lançou o primeiro livro da série Harry Potter. Para surpresa dos fãs de quadrinhos o garoto desenhado na capa (e que assim como Tim Hunter também era um mago adolescente) tinha uma aparência bastante semelhante ao protagonista da obra de Neil Gaiman: inglês, órfão, magro, franzino, cabelos com corte semelhante e óculos de armação plástica escura.
No entanto o teor de ambas as publicações é bastante diferente. Enquanto Harry Potter é uma obra infanto juvenil, Livros da Magia é voltado para um público mais velho e apresenta situações mais chocantes.
O próprio Neil Gaiman declarou numa entrevista que não acreditava que Rowling tivesse o plagiado ao criar seu personagem. Ele a defendeu dizendo que "o arquétipo do jovem feiticeiro tem vários outros precedentes na literatura".


Filmes


Em 1999, Rowling vendeu os direitos de filmagem do primeiro livro de Harry Potter para a Warner Bros. por cerca de 1 milhão de libras (aproximadamente 1.4 milhão de Euros, ou 2,2 milhões de Reais). [23]
Os filmes de Harry Potter não apenas eclipsaram gigantes como a trilogia Star Wars em bilheteria mundial, mas terminaram como a franquia cinematográfica número um na história com 2,9 bilhões de dólares. O Senhor dos Anéis vem em seguida com 2,5 bilhões de dólares. [24]
A maior exigência de Rowling foi que o elenco principal permanecesse estritamente britânico. [25] Embora Steven Spielberg estivesse inicialmente nas negociações para dirigir o primeiro filme, mas recusou depois. Ele queria o filme como uma animação, com Haley Joel Osment para a voz de Harry Potter. Por algum tempo, especulou-se que isto foi devido a um difícil relacionamento com Rowling e ao desgosto de Spielberg em relação a um elenco totalmente britânico. Contudo, Spielberg afirmou que, em sua opinião, seria "simples como retirar um bilhão de dólares e colocá-lo em uma banco pessoal de contas. Não existe desafio." [26]
Na seção Rubbish Bin (lata de lixo) de seu website, Rowling mantém que ela não tinha papel na escolha de Spielberg dizendo: "Alguém que ache que eu poderia (ou deveria) tê-lo vetado, precisa de uma revisão na sua Pena de Repetição Rápida". [27] No fim, Chris Columbus dirigiu os primeiros dois filmes, Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta, Alfonso Cuarón, o terceiro, e Mike Newell, o quarto. O quinto, Harry Potter e a Ordem da Fênix, foi filmado e finalizado pelo diretor David Yates. [28] Columbus também trabalhou como produtor nos três primeiros filmes.
A primeira escolha de Rowling para diretor foi Terry Gilliam, mas o envolvimento de Columbus como roterista no filme de 1985 Young Sherlock Holmes (Jovem Sherlock Holmes) encorajou a Warner Bros. a selecioná-lo. Reminecente da série Harry Potter, Young Sherlock Holmes inclui três protagonistas que têm a uma forte semelhança com Harry, Rony e Hermione da descrição de Rowling. Eles investigaram um mistério sobrenatural nos limites de um colégio interno gótico. Cenas do filme foram usadas na seleção do elenco do primeiro filme de Harry Potter. [29]
Em 2000, os atores virtualmente desconhecidos Daniel Radcliffe, Emma Watson, e Rupert Grint foram selecionados em milhares de audições para interpretar os papéis de Harry Potter, Hermione Granger, e Ron Weasley, respectivamente. [30]Eles retornaram aos seus papéis no quinto filme. [31]
Outros notáveis personagens retratados no mundo de Harry Potter incluem Robbie Coltrane como Hagrid, Alan Rickman como Severus Snape, Tom Felton como Draco Malfoy, Maggie Smith como Minerva McGonagall, Richard Harris e Michael Gambon como Albus Dumbledore (Gambon assumiu o papel a partir do terceiro filme depois da morte de Harris em 2002). Cada um interpretou seu personagem para "Ordem da Fênix" em companhia de Jason Isaacs como Lucius Malfoy, Gary Oldman como Sirius Black, e Ralph Fiennes como Lord Voldemort. [32]
Os quatro primeiros filmes foram roterizados por Steve Kloves, com a assistência direta de Rowling, apesar de ela ter dado muitas liberdades ao roterista. [33] No quinto filme o enredo foi escrito por Michael Goldenberg, mas Steve Kloves voltou para o sexto filme. Assim, o enredo e o tom de cada filme e seu livro correspondente são virtualmente os mesmos com algumas mudanças e omissões pelo propósito do estilo cinematográfico e tempo restrito. Apesar dessas mudanças, Rowling afirma que as adaptações de Kloves são "fiéis aos livros". [34]
O quinto filme Harry Potter, Ordem da Fênix foi lançado no dia 11 de Julho de 2007, e o sexto, Enigma do Príncipe, está programado para o dia 21 de Novembro de 2008. [35]



Sobre as traduções


As traduções de Portugal e do Brasil são distintas. Aqui deixa-se uma tabela de correspondência entre os principais nomes nas duas versões, para desfazer eventuais confusões. Na primeira coluna está o nome original em inglês, seguido da versão brasileira e, por fim, da portuguesa. De fato, a tradutora brasileira, Lia Wyler, criou vários termos para a tradução, como Quadribol, por exemplo, usado apenas no Brasil. Por conta disso foi muito elogiada pela própria Rowling, que inclusive auxiliou na escolha do título do sexto livro para o Brasil, Harry Potter e o Enigma do Príncipe[36].

Original
Brasil
Portugal
Ron Weasley
Rony Weasley
Ron Weasley
Ginny Weasley
Gina Weasley
Ginny Weasley
James Potter
Tiago Potter
James Potter
Lily Potter
Lílian Potter
Lily Potter
Muggles
Trouxas
Muggles
Quidditch
Quadribol
Quidditch
Mad-Eye Moody
Olho-Tonto Moody
Moody Olho-Louco
You-Know-Who
Você-Sabe-Quem
Quem-Nós-Sabemos
Death Eater(s)
Comensal(is) da Morte
Devorador(es) da Morte
Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts
Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts
Ravenclaw, Gryffindor, Hufflepuff e Slytherin
Corvinal, Grifinória, Lufa-lufa e Sonserina
Ravenclaw, Gryffindor, Hufflepuff e Slytherin


Impacto cultural


Desde a publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, um número de tendências sociais vem sendo atribuídas à série. Em 2005, médicos do Hospital John Radcliffe, em Oxford, relataram que uma pesquisa realizada nos finais de semana de 21 de Junho de 2003 e de 16 de Julho de 2005, as datas de lançamento dos dois livros mais recentes, descobriu que apenas 36 crianças necessitaram de assistência médica por acidentes, ao contrário de outros finais de semana pesquisados. [37]
Evidências anedóticas como essa sugerem um aumento do hábito de ler entre crianças por causa de Harry Potter, que foram confirmadas em 2006 quando uma pesquisa do Kids and Family Reading Report (Relatório da leitura infantil e familiar) e da editora americana da série, Scholastic, revelou que 51% dos leitores de Harry Potter com idade entre 5 e 17 anos disseram que não liam livros por diversão antes de começarem a ler Harry Potter, e que agora o fazem. O estudo relatou ainda que de acordo com 65% dos filhos e 76% dos pais, o desempenho escolar das as crianças melhorou desde que começaram a ler a série. [38]
Harry Potter também acarretou mudanças no mundo editorial; uma das mais notadas foi a reforma da lista dos livros mais vendidos do jornal americano The New York Times. A mudança veio logo antes do lançamento de Harry Potter e o Cálice de Fogo, em 2000, quando editores reclamaram do número de posições ocupadas pelos livros de Harry Potter, obrigando o jornal a criar uma lista separada para os livros da série e outras obras infantis, para liberar as primeiras posições da lista.
Também notável é o desenvolvimento de uma grande massa de seguidores. A ansiedade desse fãs pelo último lançamento da série fez com que livrarias em todo o mundo fizessem festas para coincidir com o lançamento à meia-noite dos livros, começando em 2000 com a publicação de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Esses eventos, geralmente incluindo jogos, pintura facial, concurso de fantasias, etc., alcaçaram grande popularidade entre os fãs de Potter e foram muito bem sucedidos ao atrair fãs e vender quase 9 milhões das 10,8 milhões de livros da tiragem inicial de Harry Potter e o Enigma do Príncipe nas primeiras 24 horas após o lançamento. [39] [40] Além das conversas on-line através de blogs e fan-sites, os fãs de Harry Potter também podem se encontrar nos congressos sobre o menino bruxo. Alguns destes tem se destacado até agora: o Nimbus 2003 e o The Witching Hour', nos EUA. No Brasil, dois grandes eventos (agora extintos) foram o PotterRio e o PotterCon. Atualmente, conta-se em São Paulo com dois eventos de grande porte - a convenção Hogfest do grupo Hogfriends e a Convenção PotterSampa do grupo Os Inomináveis - e cinco eventos de médio-grande porte - o Baile de Inverno Hogfriends, o Halloween em Hogwarts e o Baile de Máscaras em Hogwarts do grupo Hogfriends e o Baile de Inverno PotterSampa e o Baile de Samhain PotterSampa do grupo Os Inomináveis. Esses eventos atraem pessoas de todo o mundo para dar palestras e discutir sobre os livros e filmes, bem como permitir a troca de fanfics e fanarts pessoalmente, se fantasiar como os personagens, e especular sobre os próximos livros e filmes.
Outro impacto mais penetrante é a introdução da palavra "muggle" (trouxa) na língua inglesa. A palavra expandiu seu significado fora do contexto original, e foi aceita no Dicionário de Inglês Oxford como "uma pessoa que carece de um conhecimento ou conhecimentos em particular, ou que é considerada inferior de alguma forma". [41]