domingo, 3 de agosto de 2008

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal é o nome do primeiro livro da famosa série Harry Potter, escrito pela britânica J. K. Rowling.Enredo
A história começa com uma espécie de caos organizado no mundo, no qual, pessoas começam a sair caminhando pelas ruas com roupas estranhas, e, corujas não paravam de voar pelo céu, o que, esses dois factos viraram notícia nos jornais, televisão, e rádios. Porém, o que as pessoas não sabiam era que essas pessoas eram nada mais nada menos que bruxos e bruxas, festejando a queda de um grande bruxo das trevas, Lord Voldemort, e, as corujas, eram usadas para levar cartas de um bruxo para o outro.
Enquanto isso, a família Dursley é perseguida por um gato, que, na verdade, é Minerva McGonagall, professora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que os observava transformada em gato, para saber se Harry Potter, um bebé de apenas um ano que seria deixado na porta daquela casa naquela noite, viveria bem.
Harry Potter, era, filho da irmã da mulher do Sr. Dursley, que, morreu aquela noite, junto com seu marido, e, por isso que a criança seria deixada com os Dursley, seus tios, pois eram simplesmente os únicos parentes vivos de Harry.
Dez anos de passam, e, Harry cresce sendo tratado como um lixo em casa, embora ele nunca soubesse o por quê.
Porém, poucos dias antes de seu aniversário de onze anos, o Harry recebe a sua primeira carta, de Hogwarts, que, ele nem chega a ler, pois é queimada pelo seu tio, que, mais tarde, tranca a passagem do correio. Mas, a carta começa a multiplicar-se, aparecendo das maneiras mais estranhas, como, dentro dos ovos, e os seus tios tornam a queimá-las. Até que, num Domingo, milhares e milhares de cartas aparecem disparadas pela lareira, fazendo a casa virar um caos. Ainda sem desistir, os seus tios, o seu primo, e eles mudam-se para uma casa de pedra, num rochedo, bem longe da civilização, onde, não havia como ser entregue cartas a eles. Mas, na noite de aniversário de Harry, ele é visitado por Rúbeo Hagrid, guarda das chaves de Hogwarts, que conta toda a verdade: de que Harry era um feiticeiro, assim como seus pais, que haviam sido assassinados por Voldemort, e não morrido em um acidente de carro, como os Dursley haviam o dito, e que, a cicatriz que Harry tinha na testa, não era do acidente de carro, mas, de uma tentativa de assassinato, que teria destruido Voldemort, e, por essa razão, Harry Potter era famoso no mundo dos feiticeiros.
O Harry, então, parte para seu primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria, onde, conhece Ronald Weasley e Hermione Granger, que se tornariam seus melhores amigos, e, estudando e jogando na equipa de Quidditch casa de Gryffindor.
Após um tempo na escola, o trio perde-se nas escadas da escola, e, acaba indo parar no terceiro andar da escola, que era proibido, onde há um gigante cão de três cabeças, que, mais tarde eles descobririam estar guardando a Pedra Filosofal, uma pedra poderosa feita por Nicolas Flamel contendo um elixir da vida, que torna quem o toma imortal.
Após ocasiões estranhas (como na noite de Hallowe'en, onde um Gigante Montanhês Adulto é solto na escola, enquanto o Prof. Severus Snape, fica estranhamente ausente no banquete da escola), os três passam a suspeitar de que Professor de Poções está a tentar roubar a pedra. Por isso,numa noite próxima ao fim do ano, eles decidem impedir que Snape roube a pedra, voltando ao terceito andar, e, passando por perigos feitos para guardá-la, como: O cão de três cabeças, que fica em cima de um alçapão, que leva a uma planta mortífera, o visgo do diabo (Devil Snare); Voar numa vassoura para pegar uma (em centenas) chave para abrir uma porta, que leva a um jogo de Xadrez bruxo; E, por último, um desafio sobre qual poção deveriam tomar, para prosseguir.
Ron fica inconsciente no jogo de Xadrez bruxo, e Hermione fica para buscar ajuda, ajudando Harry a passar pelo último desafio antes, que prossegue, chegando ao local aonde estaria a Pedra Filosofal. Mas, descobre que quem estava tentando pegar a pedra, não era Snape, mas o Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Quirrell, que, carregava a única coisa que sobrou de Voldemort debaixo de um turbante. Voldemort, tenta destruir o Harry novamente, mas, fracassa denovo, fazendo com que Quirrell morresse, e o bruxo das trevas ter que se esconder novamente.
Ron, Hermione e Harry voltam a salvo para a escola, e a Pedra Filosofal, é destruída por Albus Dumbledore, diretor de Hogwarts, e Nicolas Flamel.

Capítulos
Em Portugal - Editorial Presença
01 - O Rapaz que Sobreviveu
02 - O Vidro Desaparecido
03 - As Cartas de Ninguém
04 - O Guarda das Chaves
05 - Ruela diagonal
06 - A Viagem da Plantaforma Nove e Três Quartos
07 - O Chapéu Seleccionador
08 - O Professor de Poções
09 - O Duelo da Meia- Noite
10 - Hallowe'en
11 - Quidditch
12 - O Espelho dos Invisíveis
13 - Nicolas Flamel
14 - Norbert, o Dragão Norueguês
15 - A Floresta Proibida
16 - Pelo Alçapão
17 - O Homem com duas caras
No Brasil - Editora Rocco
01 - O Menino que Sobreviveu
02 - O Vidro que Sumiu
03 - As Cartas de Ninguém
04 - O Guardião das Chaves
05 - O Beco Diagonal
06 - O Embarque na Plataforma Nove e Meia
07 - O Chapéu Seletor
08 - O Mestre das Poções
09 - O Duelo à Meia Noite
10 - O Dia das Bruxas
11 - Quadribol
12 - O Espelho de Ojesed
13 - Nicolau Flamel
14 - Norberto, o Dragão Norueguês
15 - A Floresta Proibida
16 - No Alçapão
17 - O Homem de Duas Caras
Na Inglaterra - Bloomsbury Publishing Plc
01 - The Boy Who Lived
02 - The vanishing glass
03 - The Letters from No one
04 - The Keeper of the Keys
05 - Diagon Alley
06 - The journey from platform nine and three-quarters
07 - The Sorting Hat
08 - The Potions master
09 - The Midnight duel
10 - Hallowe'en
11 - Quidditch
12 - The mirror of Erised
13 - Nicolas Flamel
14 - Norbert, The Norwegian Ridgeback
15 - The Forbidden Forest
16 - through the trapdoor
17 - The Man with two faces


O Filme
Em 2001, foi lançado o filme de Harry Potter e a Pedra Filosofal, aumentando o número de fãs da série, e, sendo um grande sucesso de bilheteria, garantindo o filme de seu sucessor, Harry Potter e a Câmara dos Segredos.
Apenas para o primeiro filme, com a série ainda nem tão conhecida como é hoje em dia, cerca de 8 diretores queriam dirigir o filme, entre eles, Steven Spielberg, e, cerca de 16.000 garotos fizeram os testes para o papel principal, sendo, Daniel Radcliffe o ganhador do papel, e Chris Columbus o diretor.
Cenas Cortadas
Porém, no filme, foram cortadas algumas cenas, cujo, alegaram terem sido cortadas para que o filme não ficasse longo demais, sendo, no fim, cerca de 152 minutos de filme.
Mas, J.K. Rowling afirma que, Chris Columbus é "fiel ao livro", e, diferente de alguns de seus sucessores, o filme de Harry Potter e a Pedra Filosofal, mesmo com cenas cortadas, continuou seguindo o roteiro do livro, sem distorcer detalhes importantes para a história, ou até mesmo para a série.
Dentre as cenas cortadas, estavam, a cena em que Minerva McGonagall, em forma de gato, observa os Dursley; os bruxos andando no meio do mundo dos trouxas (quem não é bruxo); e o último desafio para chegar até a Pedra Filosofal.

Um comentário:

Unknown disse...

ola visite meu blog e se gosta siga

http://eapedrafilosofal.blogspot.com.br/