Nárnia é um mundo fantástico criado pelo escritor irlandês C.S. Lewis como local narrativo para as Crônicas de Nárnia, uma série de sete livros infantis.
Durante o desenrolar da série crianças e alguns adultos de nosso mundo são levadas para Nárnia, onde vivem aventuras que mudam suas vidas para sempre. Este mundo é habitado por criaturas mitológicas, animais falantes, alguns humanos e a mágica ali é eficaz.O nome Nárnia é usado tanto para descrever o universo paralelo ao nosso quanto um país contido neste mundo, onde se passa a maior parte das aventuras dos livros. Há outros países vizinhos à Nárnia que também servem de cenário para as histórias dos livros.
Aslam é o criador de todo este universo e também é o principal protetor do país de Nárnia, sempre aparecendo em defesa dele quando está correndo perigo.Nárnia (país)
Conforme descrito pelo fauno Sr. Tumnus em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa Nárnia são as terras que se estendem desde o lampião, localizado no Ermo do Lampião, até a foz do Grande Rio onde se localiza o castelo de Cair Paravel. Neste castelo ficam instalados os reis que governam o país.
As principais locações de Nárnia ficam distribuídas ao longo do Grande Rio. Nas margens do rio fica a travessia do Beruna, local onde a Feiticeira Branca foi derrotada por Aslam. Mais tarde conforme narrado em O Príncipe Caspian Beruna passou a ser uma cidade que se foi construída nas margens da passagem.
No grande rio também está o Dique dos Castores, que aparece em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa e mesmo depois de milhares de anos tem o nome preservado.
Durante o desenrolar da série crianças e alguns adultos de nosso mundo são levadas para Nárnia, onde vivem aventuras que mudam suas vidas para sempre. Este mundo é habitado por criaturas mitológicas, animais falantes, alguns humanos e a mágica ali é eficaz.O nome Nárnia é usado tanto para descrever o universo paralelo ao nosso quanto um país contido neste mundo, onde se passa a maior parte das aventuras dos livros. Há outros países vizinhos à Nárnia que também servem de cenário para as histórias dos livros.
Aslam é o criador de todo este universo e também é o principal protetor do país de Nárnia, sempre aparecendo em defesa dele quando está correndo perigo.Nárnia (país)
Conforme descrito pelo fauno Sr. Tumnus em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa Nárnia são as terras que se estendem desde o lampião, localizado no Ermo do Lampião, até a foz do Grande Rio onde se localiza o castelo de Cair Paravel. Neste castelo ficam instalados os reis que governam o país.
As principais locações de Nárnia ficam distribuídas ao longo do Grande Rio. Nas margens do rio fica a travessia do Beruna, local onde a Feiticeira Branca foi derrotada por Aslam. Mais tarde conforme narrado em O Príncipe Caspian Beruna passou a ser uma cidade que se foi construída nas margens da passagem.
No grande rio também está o Dique dos Castores, que aparece em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa e mesmo depois de milhares de anos tem o nome preservado.
Calormânia
Um país que se localiza ao sul de Nárnia, com capital na cidade de Tashbaan. Esta cidade é localizada em uma ilha na foz do rio que corta o país. Como a maior parte do território é desértico a maior parte da economia do país se concentra ao longo do rio.
Os calormanos são pessoas de pele escura, que usam turbantes e carregam cimitarras, nisso e em vários outros aspectos trazem características semelhantes às de povos árabes. Estão sempre desejosos para conquistar Nárnia, apesar de terem sofrido derrotas conforme narrado no livro O Cavalo e seu Menino.
Um país que se localiza ao sul de Nárnia, com capital na cidade de Tashbaan. Esta cidade é localizada em uma ilha na foz do rio que corta o país. Como a maior parte do território é desértico a maior parte da economia do país se concentra ao longo do rio.
Os calormanos são pessoas de pele escura, que usam turbantes e carregam cimitarras, nisso e em vários outros aspectos trazem características semelhantes às de povos árabes. Estão sempre desejosos para conquistar Nárnia, apesar de terem sofrido derrotas conforme narrado no livro O Cavalo e seu Menino.
As terras agrestes do norte
As terras que ficam ao norte de Nárnia são habitadas por gigantes, possuem relevo acidentado e é nelas que se localiza o castelo de Harfang, antes parte de uma grande cidade de gigantes que agora estava em sua maior parte destruída. O Rio Ruidoso marca a divisão entre Nárnia e as terras do norte.
As terras que ficam ao norte de Nárnia são habitadas por gigantes, possuem relevo acidentado e é nelas que se localiza o castelo de Harfang, antes parte de uma grande cidade de gigantes que agora estava em sua maior parte destruída. O Rio Ruidoso marca a divisão entre Nárnia e as terras do norte.
Reino Profundo e Bismo
Abaixo de Nárnia existem várias cavernas que compõem o Reino Profundo, dominado pela Dama do Vestido Verde em A Cadeira de Prata. Abaixo do Reino Profundo existe um outro país denominado Bismo, habitado por Terrícolas.
Abaixo de Nárnia existem várias cavernas que compõem o Reino Profundo, dominado pela Dama do Vestido Verde em A Cadeira de Prata. Abaixo do Reino Profundo existe um outro país denominado Bismo, habitado por Terrícolas.
Arquelândia
País amigo de Nárnia que fica ao sul deste com a capital em Anvard e a sede do governo no castelo de Anvard. É limitado ao sul pelo rio Flecha Sinuosa. Seus habitantes descendem do Rei Franco, primeiro rei de Nárnia.
Fica ao norte da Calormânia, separado pelo Grande Deserto que serve de fronteira natural entre os dois países.
País amigo de Nárnia que fica ao sul deste com a capital em Anvard e a sede do governo no castelo de Anvard. É limitado ao sul pelo rio Flecha Sinuosa. Seus habitantes descendem do Rei Franco, primeiro rei de Nárnia.
Fica ao norte da Calormânia, separado pelo Grande Deserto que serve de fronteira natural entre os dois países.
Ilhas
No Oceano Oriental que fica na costa de Nárnia há várias ilhas, muitas descobertas ao longo da viagem do Peregrino da Alvorada com o rei Caspian X.
Os arquipélagos das Ilhas Solitárias (ilhas de Felimate, Durne e Avra), Teberíntia e Galma também pertencem à Nárnia apesar do afastamento dos habitantes da ilha dos habitantes do continente. Mais a leste o Oceano Oriental abriga países submersos até que o ponto em que faz fronteira com o país de Aslam na beira do mundo.
No Oceano Oriental que fica na costa de Nárnia há várias ilhas, muitas descobertas ao longo da viagem do Peregrino da Alvorada com o rei Caspian X.
Os arquipélagos das Ilhas Solitárias (ilhas de Felimate, Durne e Avra), Teberíntia e Galma também pertencem à Nárnia apesar do afastamento dos habitantes da ilha dos habitantes do continente. Mais a leste o Oceano Oriental abriga países submersos até que o ponto em que faz fronteira com o país de Aslam na beira do mundo.
Geografia
Nárnia é um mundo plano e geocêntrico, ao contrário do nosso conforme narrado em A Viagem do Peregrino da Alvorada. No limiar do mundo de Nárnia o oceano tem água doce, é coberto por flores e o céu encontra o mar. Além dali está o país de Aslam.
O solo é uma camada morta como a pele que recobre o nosso corpo, mas mais no interior da terra as rochas também são criaturas vivas como é relatado em A Cadeira de Prata.
O céu é habitado pelas estrelas, que também são vivas e realizam danças que os sábios podem interpretar para fazer predições sobre a chegada de Aslam e outros acontecimentos.
O sol é um disco em chamas que dá a volta em torno do mundo de Nárnia uma vez a cada dia. É no sol que estão as flores de fogo, cujo extrato compõe o líquido do frasco de diamante entregue para Lúcia por Papai Noel no livro e filme O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.
Nárnia é um mundo plano e geocêntrico, ao contrário do nosso conforme narrado em A Viagem do Peregrino da Alvorada. No limiar do mundo de Nárnia o oceano tem água doce, é coberto por flores e o céu encontra o mar. Além dali está o país de Aslam.
O solo é uma camada morta como a pele que recobre o nosso corpo, mas mais no interior da terra as rochas também são criaturas vivas como é relatado em A Cadeira de Prata.
O céu é habitado pelas estrelas, que também são vivas e realizam danças que os sábios podem interpretar para fazer predições sobre a chegada de Aslam e outros acontecimentos.
O sol é um disco em chamas que dá a volta em torno do mundo de Nárnia uma vez a cada dia. É no sol que estão as flores de fogo, cujo extrato compõe o líquido do frasco de diamante entregue para Lúcia por Papai Noel no livro e filme O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.
Multiverso
Lewis descreve nos livros um multiverso onde Nárnia é um dos vários universos existentes juntamente com o mundo em que vivemos. Isto pode ser observado no Bosque entre Mundos de O Sobrinho do Mago que possui lagos que ligam diversos universos, entre eles o nosso, o de Nárnia e o de Charn, de onde vem a Feiticeira Branca.
Cada história propicia uma passagem diferente do nosso mundo para o mundo de Nárnia de modo que algumas crianças de nosso mundo possam entrar no mundo de Nárnia. O primeiro meio de passagem foram os anéis mágicos do Tio André em O Sobrinho do Mago, passando pelo guarda-roupa de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa e a própria vida como acontece em A Última Batalha.
Lewis descreve nos livros um multiverso onde Nárnia é um dos vários universos existentes juntamente com o mundo em que vivemos. Isto pode ser observado no Bosque entre Mundos de O Sobrinho do Mago que possui lagos que ligam diversos universos, entre eles o nosso, o de Nárnia e o de Charn, de onde vem a Feiticeira Branca.
Cada história propicia uma passagem diferente do nosso mundo para o mundo de Nárnia de modo que algumas crianças de nosso mundo possam entrar no mundo de Nárnia. O primeiro meio de passagem foram os anéis mágicos do Tio André em O Sobrinho do Mago, passando pelo guarda-roupa de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa e a própria vida como acontece em A Última Batalha.
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